Primeiros dias de 2024 serão de chegada de uma Frente fria e a atuação do fenômeno “Oscilação Madden-Julian” que trará muita chuva para Ilhéus e Sul da Bahia

O início de 2024 será com chuva na Região Nordeste, especialmente no estado da Bahia. A primeira quinzena de janeiro será com bastante umidade e registro de chuva em praticamente toda a região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), cavado do Nordeste/Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irão contribuir para a ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento no Nordeste.

Em Ilhéus, a chega de uma frente fria além da influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian – OMJ) irá favorecer o aumento da umidade na Região Sul da Bahia, contribuindo assim, com o aumento da nebulosidade e da chuva.

Há previsão de chuva logo no primeiro dia do ano, com a intensificação logo nos primeiros dez dias.

Ainda, até o dia 15, um canal de umidade, provável ZCAS, poderá se formar entre o norte da Região Sudeste (Minas Gerais), centro-sul da Bahia e dos estados do Maranhão e Piauí. Essa configuração poderá gerar volumes expressivos de chuva, com acumulados entre 150 e 250 milímetros (mm).

Apesar da possibilidade de transtornos, o sistema também irá contribuir para a recuperação da umidade no solo e das reservas hídricas.

Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet segue realizando e acompanhando a atualização diária das previsões de tempo, e, quando necessário, irá emitirá os avisos meteorológicos.Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, através do número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Vale lembrar que a prefeitura de Ilhéus, decretou situação de emergência na última quarta (20), por causa das fortes chuvas que atingem o município desde terça (19). A decisão foi tomada em uma reunião emergencial realizada por gestores de diversos órgãos. Esta é a segunda vez em 2023 que a medida é adotada na cidade conhecida como “princesa do sul”, que tem histórico de perdas em períodos chuvosos.

Categoria:

Deixe seu Comentário